Crônicas

Algumas das crônicas do livro "Teddy, o Outro!"




Texto do Teddy

Olá! Hoje sou eu que escrevo para você! Você já deve me conhecer, se frequenta os blogs do taddeu. Caso esteja chegando agora, eu explico. Meu nome é teddy, foi assim que o dono deste blog me batizou. Sou a consciência superior dele (do taddeu), o que você chama de alma, ou espírito, ou ainda "eu superior".

Normalmente é ele (taddeu) que constrói o texto, embora eu dê algumas dicas. Têm algumas crônicas que eu fiz quase sozinho, mas essa é a primeira que redijo eu mesmo; o taddeu apenas digita. Nós dois estamos escrevendo um livroe não teria sentido um livro com meu nome no título, sem um texto somente meu. Perdoe-me, se o que o taddeu chama de "construção semântica do texto", não ficar perfeita, segundo ele terei outras chances.

Primeiramente quero referir que sou um pouco tímido - pelo menos no que diz respeito à vida humana - e a visibilidade que ganhei, a partir das crônicas e dos blogs do taddeu, ainda me deixa um pouco desconfortável, mas vou procurar me adaptar, pois o projeto de revelar às pessoas - de forma massificada, como ocorre hoje - como funciona o ser complexo, total, de todos que habitam um corpo físico é um divisor de águas na trajetória da humanidade.

Uma das coisas que sempre quis falar aos humanos remete a uma frase que vocês criaram e que é famosa: "A vida não vem com manual de instruções!" Quero dizer que cada ser humano tem à sua disposição muito mais que um manual de procedimentos. Quando o bebê nasce, passa a fazer parte de uma estrutura de vida eterna - o ser maior -, com inteligência infinita, poder do infinito e memória absoluta de todos os acontecimentos, desde sempre!

Este é o formato de vida individual de cada ser que existe sob a face da terra. Nenhuma das individualidades do Criador emerge para a vida externa desacompanhada dos atributos Dele próprio, de modo a inaugurar, a cada nascimento terreno, uma porção de luz que carrega a enciclopédia do conhecimento universal e a marca do amor. Logo, a frase criada, aparentemente perfeita, é um grande equívoco e contraria todos os parâmetros da criação divina de tudo-o-que-existe.

Como relatei acima, estamos escrevendo um livro em conjunto, taddeu e eu, e o objetivo principal de "Teddy, o Outro!" é ajudar você a acessar seu eu superior, o seu "teddy", que terá outro nome, com certeza, mas que tem o meu perfil e é a maior parte de você - eu o conheço! Ele é mais antigo, mais sábio e muito mais amoroso que você e está pronto para ajudá-lo a ser livre, evoluído e feliz.

As crônicas do livro são desenvolvidas a partir desta dualidade de vida e são didaticamente criadas para alcançar o objetivo da publicação. Aproveite que hoje é sábado e invista um pouco do seu tempo de lazer na leitura dos textos já disponíveis aqui neste site e no blog do livro... e bom final de semana!

Teddy


__________________________________________________

Construindo textos com Teddy
Como prometido, o texto deste lindo e promissor 11 de fevereiro versará sobre a construção de textos do blog "Devaneios de um Marujo", do site profissional, do blog de jornalismo e de outros textos que produzo  (ou ele! ..rsrs). 

Na madrugada, na meditaçao, peço ao Teddy uma sugestão de tema para as crônicas do dia, na ordem das prioridades dos projetos que estou envolvido naquele momento (blog Devaneios, Livros, blog profissional, etc.). Normalmente seguem-se pensamentos em flashes, sobre aspectos pontuais de cada um dos trabalhos que estou desenvolvendo. Anoto-os num caderno que mantenho sempre ao lado da cama.

Após o café da manhã, na minha estação de trabalho pego as anotações da madrugada - as vezes essas informações vem nos sonhos, que são também anotados no caderno de cabeceira - e abro um bloco de notas no PC, para criar o primeiro texto do dia. Escolho um dos temas propostos por Teddy, coloco uma música para ouvir e aguardo o "lampejo" de pensamento, que determinará a frase inicial do primeiro parágrafo. É um momento importante, pois o ego costuma tentar determinar o rumo da redação. A paciência e a paz devem formar o cenário desse início de trabalho.

Quando surge a ideia de uma linha de escrita diferente de tudo que eu tinha imaginado, é o sinal da "chegada" do meu escritor preferido. Os pensamentos que constroem as frases e os parágrafos vêm numa sequência definida e lógica, como se repassados de um material pré-escrito para o tema escolhido, assim como está acontecendo agora, quando estou digitando estas palavras que você vai ler.

Muitos me perguntam como surge o título da crônica. Isto aconteceu neste momento. Há segundos coloquei lá em cima do texto o título dele, pois somente agora surgiu. Quando parei para reler os parágrafos já redigidos veio um pensamento: "construindo textos com Teddy". Estava criado o título!

Nunca é demais lembrar que não existe nada de anormal, nem paranormal, neste processo. É tudo natural, fruto de uma prática desenvolvida para ampliar a percepção sensorial e com isso "ouvir" o que o ser superior, que reside em cada um de nós, tem a nos dizer. Você pode não conseguir o mesmo resultado no primeiro dia, mas certamente, se desejar, vai promover esse encontro com sua metade espiritual e desenvolver coisas maravilhosas, pois esse sujeito que mora em você é mais antigo, mais sábio e infinitamente mais inteligente que qualquer ser humano.

Na próxima crônica vamos aprender a diferenciar as intuições, as dicas de nosso eu superior, das formulações do ego, aquelas manifestações da personalidade, que procedem da mente humana (o Teddy me "falou" isso agora). Esta questão é muito importante e causa muita confusão no início desse caminho que nos leva ao centro de nosso eu, onde mora nossa divindade.

Taddeu Vargas

__________________________________________________

Conversando com o Eu Superior
O objetivo deste e dos próximos textos (Conversando com o Ser Interior II, III e IV e Esmiuçando a Meditação) é o de orientar os leitores para a prática da meditação, focando a obtenção de respostas para as questões que mais nos afligem e que, devidamente absorvidas, possam mostrar a direção para a liberdade, o crescimento e a felicidade. taddeu vargas o bacana legal
Todos nós temos um segmento espiritual, que é parte integrante do nosso ser maior. Para efeito desta nossa experiência, chamaremos esta parte iluminada de nós mesmos de ser interior. Você pode dar o nome que desejar para seu ser interior. O meu é o Teddy.

O ser interior de cada um é antigo, sábio, infinitamente amoroso, compassivo e tolerante, iluminado e conhecedor de todas nossas experiências físicas e não-físicas. É, sem dúvida, o melhor conselheiro que podemos ter, até porque é interessado direto em nossa evolução, porquanto evoluirá junto.

É mais que um amigo, mais que um irmão. É a nossa inseparável, maravilhosa e infinitamente inteligente metade, que está à espera de nossa convocação, para fazer parte de nosso dia-a-dia, levando esta experiência física à glória da realização dos objetivos traçados pelo nosso próprio ser interior, antes de emergirmos nesse corpo humano.

Nós não o vemos, mas nosso ser é bem mais amplo que a princípio parece. Na verdade, o corpo físico que carregamos é apenas a faceta humana, a porção mais jovem de nosso ser maior. O Ser Interior de cada um de nós é eterno e acumula um vasto conhecimento e muita experiência sobre momentos de vida não-física e milhares de outros de convivência humana, embora nossa memória não registre essas informações.

Foi nosso ser interior que escolheu vir a esta instância humana que ora habitamos, para viver uma feliz e expansiva experiência física. E, assim, emergiu nesse corpo que todos chamamos de eu. As informações que possuímos e que servirão de estrutura de conhecimento para alcançarmos liberdade, crescimento e felicidade, são muito reduzidas. Esta estrutura é basicamente formada pela educação acadêmica, pelo que transmitiram nossos pais e avós e uma pequena experiência de vida humana aqui na terra.

Já nosso eu maior, o ser interior de cada um, tem conhecimento, subsídios, dados preciosos para uma estada feliz e enriquecedora nesta estação de nossa vida.

E como fazer para acessar estas informações? Simples, é só perguntar a ele, ou seja, a nós mesmos.

A partir do texto seguinte vamos saber como dar início a essa conversa maravilhosa, que pode mudar para sempre a sua perspectiva de vida.

Taddeu Vargas

__________________________________________________

Conversando com o Eu Superior II
Nosso objetivo, neste primeiro texto de orientação, é esclarecer alguns pontos importantes para recebermos respostas sobre questões que nos farão crescer, sentirmo-nos bem e sermos felizes.

Nós não vemos, mas nosso ser é bem mais amplo que a princípio parece. Na verdade, o corpo físico que carregamos é apenas nossa interface humana, a porção mais jovem de nosso ser maior.

O ser interior de cada um de nós é eterno e acumula um vasto conhecimento e muita experiência sobre momentos de vida não-física e milhares de outros de convivência humana, embora nossa memória não registre essas informações. Foi ele quem escolheu vir a esta instância humana que ora habitamos, para viver uma feliz e expansiva experiência física. E assim emergiu nesse corpo que todos chamamos de eu.

As informações que nosso eu possui e que servirão de estrutura de conhecimento para alcançarmos liberdade, crescimento e felicidade, são muito reduzidas. Basicamente formada pela educação acadêmica, pelo que nos transmitiram nossos pais e avós e uma pequena experiência de vida humana aqui na terra.

Já nosso eu maior, o ser interior de cada um, tem conhecimento, subsídios, dados preciosos para uma estada feliz e enriquecedora nesta estação de nossa vida.
E como fazer para acessar estas informações? Simples! é só perguntar a ele, ou seja, a nós mesmos.

No texto seguinte vamos saber como dar início a essa conversa maravilhosa, que pode mudar para sempre a sua perspectiva de vida.

Taddeu Vargas
__________________________________________________

Conversando com o Eu Superior III
O palco para a conversa com nosso ser interior é o silêncio. Silêncio no ambiente que escolhemos para esse encontro, mas principalmente quietude em nossa mente. Não podemos carregar para esse momento as atribulações diárias, os assuntos pendentes e os milhares de pensamentos que a mente processa normalmente. Para conversar com ele precisamos limpar a mente e deixar o silêncio absoluto ocupar todo o espaço do nosso pensar.

Assim se inicia o processo de alinhamento das energias física e não-física, que compõe nosso ser total, e, somente a partir desse equilíbrio, da harmonia gerada pelo alinhamento energético, poderemos nos comunicar com nossa alma.

Alguns fazem isso na posição tradicional de meditação oriental, outros sentados em uma poltrona confortável, outros deitados e até caminhando à beira-mar. 
Cada um precisa encontrar seu ponto de harmonia e o local e a posição mais agradável para esse momento especial, que pode, ainda, ser ornamentado por uma música suave ou pelo aroma de um incenso.

Normalmente converso com o Teddy deitado. Levanto pelas 4h30min, tomo uma ducha e um café preto para ficar bem desperto e deito novamente para nosso papo. Penso que esse é um bom horário para essa atividade, pois dificilmente seremos incomodados por uma campainha, telefone ou mesmo por ruídos dentro ou fora de casa. Além do que, pela manhã, logo após o despertar, nossa mente está mais livre das preocupações que o corre-corre do dia acaba impondo sobre ela.

Todavia, sempre que possível, reservo alguns momentos após o meio-dia e à noite, antes de adormecer, para aquietar minha mente e, eventualmente, receber alguma informação do Teddy.

A paz que o silêncio e os procedimentos preparatórios para o encontro com nós mesmos geram, por si só, já justifica a atividade, mas ela é apenas um maravilhoso subproduto desta postura que nos enche de graça e, com o tempo, nos leva à liberdade, ao crescimento e à felicidade.

Taddeu Vargas

__________________________________________________

Conversando com o Eu Superior IV
A sensação de leveza, de uma certa dormência no corpo; de confusão sobre a posição exata dos membros de seu corpo físico, indicam que o ser humano em você está sendo desativado, pelo menos na medida necessária para permitir que o Ser Interior possa começar a agir.

Os exercícios de relaxamento do corpo, simultâneo a uma respiração rítmica e o aquietamento da mente, viabilizam a efetiva participação do seu Ser Interior no processo, que por sua vez, comandará o alinhamento das energias físicas e não-físicas.


Mais do que nunca é hora de ficar quieto, relaxado, mente limpa, sentindo a sutileza desta energia que começa a tomar conta de todo o seu ser. Se você não conseguir, com clareza, determinar exatamente o local onde estão seus braços, suas mãos (isto é bom, é como deve ser), você está pronto para fazer a primeira pergunta para seu Ser Interior.


Nas primeiras vezes desta atividade, procure formular perguntas que possibilitem respostas curtas, do tipo sim ou não, até que esteja mais ambientado com o processo. Portanto, defina com antecedência a pergunta, ou perguntas que você vai fazer.


Ao longo da postagem de textos, procuraremos abordar as razões de certas colocações, como a feita acima, que não focalizamos agora, apenas para não truncar a abordagem da experiência em si.


Assim que fizer a pergunta, fique atento! Não ansioso! Mantenha-se relaxado, tranqüilo, sem interferir nos acontecimentos, preservando o estado meditativo. A resposta, certamente, não será percebida por seus ouvidos. Pode vir como uma lembrança repentina de um fato, como uma imagem mental, ou mesmo como um sussurro vindo de dentro de você.


Lembre-se que você está iniciando um processo novo, de tentativa de aproximação com alguém com quem você nunca se comunicou. Os exemplos de uma criança no seu aprendizado na articulação das palavras, bem como as primeiras aulas da escola de idiomas, onde você começa a aprender a falar uma nova língua, dão uma noção do quanto terá que ter paciência no início desta atividade.

Taddeu Vargas

___________________________________________________

Esmiuçando a Meditação 

Meditar, além de ser uma coisa fácil de fazer, pode trazer inúmeros benefícios ao praticante e, também, pode afastar companhias desagradáveis como a insônia, o estresse e a hipertensão.

Como diria o citadíssimo Jack, vamos por partes...
É fácil meditar? Sim, é muito fácil! Basta você dispor de 20 minutos diariamente (leia neste blog os textos Conversando com o Ser Interior e outros textos que falam do assunto). Depois, você pode aumentar esse tempo e a incidência diária.

Quais são os benefícios da meditação?
A meditação faz seu corpo descansar de duas a três vezes mais que o sono; traz equilíbrio e paz (serenidade interior); a aparência emocional (como as pessoas sentem você) passa a ser de despreocupação, segurança e tranqüilidade; proporciona maior retenção dos sonhos na memória e, além de outros muitos benefícios não citados aqui, nos apresenta a indescritível e maravilhosa possibilidade de conversar com nosso Ser Interior.


Bem, mas posso acabar com a insônia e até com o estresse?
Sim, a meditação praticada com assiduidade derrota a insônia e o estresse, e vai muito além, contribuindo mais que os medicamentos usuais no tratamento de doenças graves. 
Comparada com os efeitos produzidos apenas por medicamentos, conforme um estudo publicado no prestigiadíssimo periódico American Journal of Cardiology, a meditação diminuiu em 49% as mortes por câncer, em 30% as decorrentes de problemas cardiovasculares e em 23% as provocadas por doenças em geral. O estudo durou nada menos do que 18 anos e foi feito com 202 homens e mulheres, idosos e hipertensos que se dedicaram a essa prática sistematicamente. Duas vezes todo santo dia, durante 20 minutos, nada além disso.

A insônia, caracterizada pela  dificuldade em iniciar ou manter o sono, é substituída por um sono tranqüilo, que sucede alguns minutos de relaxamento e concentração, antes de adormecer, quando você se habitua à prática da meditação. 

Na raiz de grande parte das doenças estaria o estresse, que, como se sabe, dá maus frutos. "Ele aumenta o desequilíbrio de hormônios, como o cortisol, que inflama as artérias. Isso causa hipertensão e pode resultar em derrames e ataques cardíacos", resume Robert Schneider, diretor do Centro de Prevenção e Medicina Natural da Universidade Maharishi, em Iowa, nos Estados Unidos. A meditação confirmou algo que os cientistas já suspeitavam: ela contribui até para evitar o acúmulo de placas gordurosas nas artérias do coração, a temida arteriosclerose.

O estresse, no dizer dos especialistas, é uma reação, uma resposta do organismo frente a um perigo, caracterizado pelos estressores (dores, mágoa, desprezo amoroso, luz forte, níveis altos de som, mortes, nascimentos, casamentos, doenças crônicas, idade, calor, dívidas, conflitos, decepções, comidas não saudáveis, fumo, álcool, insônia, etc...). 

Quando você medita, essas companhias desagradáveis perdem o parceiro, ou seja, você vai habitar um local onde elas não têm acesso. No dizer do Dr. Nilo de Almeida, bioquímico, PHD em Metafísica, Filosofia e Física Quântica, "através da pratica da meditação desenvolve-se um estado de repouso também chamado de relaxamento alerta. Você se liga nas coisas que são realmente importantes para você. Eu diria que a meditação te faz esquecer de tudo aquilo que você se lembra, para te lembrar de tudo aquilo que você esqueceu."

Quando você retorna do estado meditativo, traz consigo aqueles benefícios relatados lá em cima, fazendo você ver as questões da sua vida  de uma forma muito mais positiva. taddeu vargas
Taddeu Vargas